PARA MIM OU PARA EU?

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Costumeiramente, ouço frases do tipo “Não deu para mim fazer o serviço”. Escrever ou falar dessa maneira é usar a linguagem dublada dos índios americanos nos filmes de faroeste: “Mim fazer o serviço, cara pálida!”. O problema ocorre porque MIM não pode ser sujeito da oração. Lembrem-se: sujeito é, resumidamente, o termo da oração que faz ou de quem se diz alguma coisa. No nosso exemplo, quem fará o serviço? MIM ou EU? Claro que esta (EU) é a forma correta. Não se esqueçam: a expressão PARA MIM, geralmente, só pode ser usada como sinônimo de NA MINHA OPINIÃO, AO MEU VER etc. Por exemplo: Para mim (= na minha opinião), fumar crack é uma grande idiotice. Percebam que neste exemplo: Este livro é para mim ler, a expressão não está empregada no sentido de “na minha opinião”.

0 comentários:

Postar um comentário

You can replace this text by going to "Layout" and then "Page Elements" section. Edit " About "